terça-feira, 26 de junho de 2007

«Uma coisa horrível»



Esta é a Beth Ditto, vocalista dos norte-americanos The Gossip, nua na capa do NME.

Além de um inesperado hit com o (óptimo) single «Standing In The Way of Control», os Gossip têm - adivinharam - uma vocalista de peso, que nos últimos meses vem animando a imprensa inglesa com as suas bocarras sobre dietas, lesbianismo, punk e, de uma forma geral, os direitos civis da malta.

Diz coisas bem interessantes, e só o facto de aparecer na capa do NME (uma mulher! Obesa! Nua!) já indica que alguma coisa está a mudar, ou poderá vir a mudar, na forma como encaramos «os corpos» (a expressão - feliz - é dela).

Ao mesmo tempo, creio que ao chamar a atenção para si desta (espampanante) forma, a Beth Ditto não faz uma figura radicalmente diferente das anoréxicas, socialites e/ou bimbas que a imprensa costuma levar em ombros.

Na entrevista, que hoje li, percebem-se os propósitos situacionistas da moça (mais nova que eu...): aproveitar enquanto os holofotes lhe aquecem a peruca e debater uma data de coisas que tendemos a tomar por garantidas, nomeadamente os ideais de beleza escanzelada e os sacrifícios a que muitas mulheres se submetem, em seu nome, nem sempre com consequências benfazejas.

Não tem a triste ideia de defender a gordura, o que só lhe fica bem. E por muita maquilhagem e photoshop que lhe despejem em cima, há-de continuar a chocar.

Hoje, na paragem, tive de abrir a revista, deixando a capa à vista - uma adolescente que, sentada ao meu lado, combinava ao telemóvel o melhor sítio para ir de férias («a casa do meu avô é um ambiente muito pesado, mas na dos meus avós temos piscina perto e uma discoteca!») viu a foto e emitiu um sonoro «ieeeeuuu!» de nojo. Do outro lado da linha, a interlocutora há de ter-lhe perguntado o que se passara. «Nada», respondeu a miúda. «É que vi uma coisa horrível».

Estás a ver, Beth? Ainda és punk!

1 comentário:

Joao disse...

tb me aconteceu o mesmo. tive de andar com a revista dobrada, para nao ofender susceptibilidades!

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed