quarta-feira, 20 de junho de 2007

Momento alto

O momento alto do meu dia, até este preciso momento, foi cortesia do Correio da Manhã.

Na primeira página, o título «Bombarral - Criança Atacada por Chimpanzé» chama-me a atenção. O que faz um símio de largo porte na terra do vinho e da minha primeira senhoria? E a criança junto dele... porquê?

Corro até à página 15 e encontro uma notícia para recortar e guardar.

No topo da página, duas fotos: na primeira, a chimpanzé (é uma menina), dentro de uma jaula, abraça e "beija" o dono; na segunda a avó da criança mostra a mordidela que o bicho aplicou nas costas do neto. A primeira foto tem a seguinte legenda: «O dono demonstra que o chimpanzé não costuma ser agressivo, antes pelo contrário».

A história: a senhora estava no cemitério do Bombarral, onde ajeitava a campa do marido, na companhia do neto. Às tantas aparece o chimpanzé, que a princípio se coloca estrategicamente em cima de uma árvore mas eventualmente atira o miúdo ao chão e começa a mordê-lo. Graças à intervenção de dois homens, a criança é salva das garras do animal que, segundo apurou o CM, «costuma estar numa jaula numa oficina a caminho do cemitério».

«Não fechei bem os cadeados e ela é muito esperta e saiu», explica o homem que trouxe Guidague (o nome do bicho) da Guiné, em 1994, para oferecer à filha.

A chimpanzé tem 1,20 metros de altura e, na altura, «passou pelo aeroporto da Portela dentro de um saco aberto» que o senhor trazia na mão. «Não me disseram nada, nem me pediram documentação».

Na última página há uma breve com o título «Rato Morto na Boa-Hora», mas depois da história do chimpanzé Guidague, desconfio que o meu dia não mais terá emoções de tão alto nível.

3 comentários:

João M disse...

vi isso no telejornal da TVI. há um pormenor que parece escapar à reportagem do Correio da Manhã. na jaula da chimpanzé há um sinal que diz assim: "MONUMENTO AOS COMBATENTES NA GUINÉ E AO CAPITÃO SALGUEIRO MAIA". \m/

lia disse...

Ai mãe :D

E eu que já me tinha recomposto desta história... agora vai ser um castigo para me olvidar desse pormenor :p

Suz disse...

Infelizmente é normal surgirem notícias sobre animais domésticos, normalmente cães, que atacam crianças (e também adultos).

Agora um chimpanzé? Um chimpanzé??

Onde em Portugal isso seria passível de acontecer? Esqueçam o Entroncamento. O Oeste é que lhe dá!!

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed