quarta-feira, 27 de junho de 2007

Dismorfia corporal

Quando julgava que já tinha visto de tudo no que toca a doenças mentais e programas parvos, apanho um documentário sobre gente aparentemente saudável cujo maior desejo passa por ser amputado.

É uma forma de dismorfia corporal, diz-nos o senhor do Zone Reality, e começa, em muitos casos, quando as vítimas vêem, ainda na infância, estropiados e pessoas com próteses de membros.

Desenvolve-se então uma fantasia: não ter uma perna, ou não ter nenhuma, por achar que a simetria vai contra a imagem «ideal» que se tem do próprio corpo.

Um dos homens que, ao longo deste documentário, tentou obter autorização psiquiátrica para que lhe amputassem a perna dizia mesmo que, para ele, o seu corpo acabava acima do joelho direito, e o resto era um empecilho, uma anomalia.

Desgraçadamente, este senhor, que até se tornou psicoterapeuta para melhor compreender a sua panca, conseguiu a tal aprovação para que lhe cortassem meia pernoca, mas antes que a operação fosse em frente, o hospital escocês que fazia o servicinho decidiu deixar-se dessas coisas, por causa de uma reportagem televisiva sobre as polémicas intervenções cirúrgicas.

Confesso que fiquei com um nadinha de pena do homem - jurava, quase a chorar, que só amputado podia ser feliz. E não se importava de correr o risco de morrer (!) durante a operação, que nunca se chegou a realizar.

6 comentários:

menina alice disse...

Fogo! Gente muito doente essa...

lia disse...

Mas se visses o homem a falar... parecia perfeitamente «normal», equilibrado, são. Até por isso os psiquiatras lhe deram o documento. Muitas pessoas que não conseguem ser operadas optam por meter-se nos caminhos de ferra e trituradoras de membros afins... :s

Anónimo disse...

Já houve um episódio de csi NY baseado nesse caso. O gajo pagou a um gajo para lhe cortar a perna e morreu de gangrena ou assim.

lia disse...

Lá está, no programa que vi aconteceu o mesmo a uma das mulheres (e foi operada num hospital!).

Alô : )

scavenger disse...

o mais esquisito disto tudo é saber que existe alguém que vê esse canal:D

lia disse...

Ora, late night TV é das coisas que eu mais gosto :D

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed