terça-feira, 20 de março de 2007

JUSTIÇA

Na passada tarde de Sexta-feira, ia eu muito bem instalada no último autocarro da semana, a escutar música, quando me apercebo que havia motim a bordo. Tentei ignorar os braços no ar e a galhofa instalada entre passageiros que, até àquele momento, não se conheciam... mas a curiosidade e um certo sentido de dever levaram a melhor. Tirei os phones para ver o que se passava.

Num dos bancos da frente (aqueles reservados a grávidas, idosos e, pelos vistos, malucos) ia uma velhota aos berros. A voz já lhe saía rouca - suponho que por ir a gritar desde o começo da viagem - e o discurso era acompanhado por valente pancadaria com a mão na "lateral" do autocarro.

Infelizmente não consegui perceber tudo o que a senhora vociferava, embora tenha gravado um pouquinho das suas declarações (ossos - e instrumentos - do ofício...). Mas o refrão era qualquer coisa como:

«JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA! [ler de forma ritmada]
A trombeta do Diabo vai soar! Ele está lá em baixo à vossa espera!!!»


Seguiam-se insultos às mulheres «que andam por aí todas bem vestidas e calçadas, comidas e bebidas», mas fazem qualquer coisa que não consegui descortinar, contrária aos desígnios do Senhor. E o refrão, claro:

«JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA!
A trombeta do Diabo vai soar! Ele está lá em baixo à vossa espera!!!»


Às tantas decidi entabular conversa com a senhora ao meu lado, que de vez em quando sorria para mim e encolhia os ombros. «Afinal, do que é que ela vai a falar?», perguntei, afavelmente.

«Não sei... não compreendo... fala sozinha...», tentou a minha companheira de desgraça, pelos vistos hispânica. «Diz qualquer coisa do Diablo...».

Atrás de nós, um miúdo começa a ouvir «SMACK THAT!... SMACK THAT!...» do Akon no telemóvel. Lá à frente, a velha insistia na JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA! A maior parte dos passageiros não continha o risco. O fim-de-semana estava à porta.

5 comentários:

Anne Martens disse...

Ahahahaaha!
Ou isso ou tentares arranjar par para a tua amiga com um rapazinho que viste no autocarro (levava consigo uma criança, está aprovado).
ihihhi tu nao existes!

Anónimo disse...

Eu cá sou apugilista que tu devias ter tentado entrar em contacto com ela :D

lia disse...

:D

Ela estava noutra dimensão, no mínimo...

Suz disse...

LOL ou à portuguesa RAF (rir à fatazana)!!

Para mim é um dos melhores posts dos últimos tempos! Faz-me lembrar os meus tempos de exclusive Carris (durante 21 anos não tive mesmo outra hipótese de deslocação em Lisboa).
Acho que se devia fundar uns sites ou blogues, estilo ponto de encontro para estas estórias :)

lia disse...

RAF é excelente :-D

Concordo com a ideia de criar um blogue ou site sobre a Carris. Mais cedo ou mais tarde dava em livro :D

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed