segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Hoje

Hoje vou ver o novo filme do Michael Gondry, o homem do "Eternal Sunshine". Relembro que essa fita andou aos trambolhões neste blog durante uns bons meses, e ainda hoje tenho aquela foto clássica, do casalinho deitado numa cama de ferro em plena praia, em pleno Inverno, a revestir uma caixa de sapatos com CDs lá dentro. Diz assim a lógica (ou a matemática?) que a fórmula Gondry + indiezada + Gael vai dar pano para mangas ao Sofá. Mas já li, aqui e acolá, que o filme é «falhado», cheio de boas ideias mal concretizadas, «apenas» bem intencionado, etc. Logo se vê (e o facto de já lhe estar a dedicar um post, sem ter visto um trailer que seja, deve querer dizer alguma coisa - quanto mais não seja, sobre a minha fraca higiene mental).



Entretanto, ontem comecei a ver o "Carne Viva", do Almodóvar. Aqui há uns dias toda a gente troçou daqueles que, como eu, nunca tinham pensado no realizador espanhol como homossexual. Tudo por causa de uma frase recente do senhor, que reza qualquer coisa como: «Toda a gente sabe que eu sou gay, mas a Penelope Cruz tem os melhores seios da Europa». Por acaso nunca pensei, ou deixei de pensar, no homem enquanto gay, straight, bi ou o que quer que seja, o que não deixa de ser uma negligência intelectual da minha parte. Com um universo tão sexual nas suas obras, já me devia ter deitado a pensar na vida íntima do Pedrito. Ou então não. Mas voltando ao filme, ocorre-me dizer que aquilo que mais me encanta nos filmes de Almodóvar é a sua feminilidade. Um pouco doentia, é certo, mas feminilidade. É como se todas as personagens e histórias de Almodóvar nascessem da imaginação de uma rapariguinha adolescente, trágica mas romântica. E fã de thrillers e livros policiais.

Também me é impossível não adorar a forma como retrata uma Espanha que podia ser um Portugal.

7 comentários:

clara disse...

Hummm uma Espanha que podia ser Portugal? Um Portugal profundo e bem ocultado entao. Ontem vim de carro a ouvir "O meu blog dava um programa de radio" e era este :D parabens!! Fica a sugestao: Má Educaçao, de Pedro almodovar. Muito melhor que todos os outros, brutal. Adorei :)

lia disse...

Eu à primeira não gostei, à segunda adorei. É um óptimo filme, não sei se melhor ou pior que os outros, pois ainda me falta ver uns quantos :)

Obrigada pela visita, Clara! Espero que fiques cliente...

Quanto ao nosso Portugal, vejo-o muito em certos gestos das personagens mais velhas e rurais do Almodóvar... :)

Anónimo disse...

É curioso que eu também nunca me detive a pensar sobre a sexualidade do senhor. É que nem nunca me ocorreu :P

arm disse...

eh pah tava eu ontm a andr d carro, i zim,bas ouvi na radiu est blog, i adrei*
parabens

Anónimo disse...

Melher,no "Volver", quando me deparo com aquele mulherio todo a limpar campas com tanto afinco, e as demais situações caricatas que se seguem, não pude deixar de pensar: temos tanto e melhor/pior em Portugal! Não há ninguém que pegue nas nossas terreolas e as retrate condignamente no cinema??
:)


(fazendo sucesso na radio star hein? ;)

lia disse...

Terreolas portuguesas na tela, já!

Concordo contigo, Susaninha :)

Patitaborges... muito obrigada eu pela visita, e pelas palavras! Fico sensibilizada (e surpreendida) por teres dedicado tanto tempo ao meu pequeno tasco... Espero que hoje não custe muito a acordar! :)

Beijinhos,

Lia

Anónimo disse...

Nova fã do blog e também de Londres pelo visto ;)

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed