sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Celebridades da minha terra

O liceu onde andei, do sétimo ao 12º ano, tinha 3500 alunos e capacidade para pouco mais de mil. Dividido por pavilhões, anexos precários e casotas a cair, que deixavam entrar água quando chovia (e não precisava ser muita, a chuva), era ladeado por muita árvore (do mal o menos) e dava para a biblioteca municipal e o café "O Garfo", onde se reuniam os rufias do meu tempo.



Numa época bem mais segmentada socialmente do que a actual (ou pelo menos à distância assim me parece), havia os intemporais betos, os surfistas e bodyboarders, os metaleiros e os, cough, "normais". No ano em que o Kurt Cobain morreu, eu e as minhas amigas fizemos um reportagem (para um jornal que nunca chegou a ser publicado) sobre estes "grupos". Moviam-nos interesses pessoais, claro está, e ainda tenho as cassetes. Um dia ponho-me a ouvir.

Isto tudo para dizer que, inesperadamente, muito pessoal do meu liceu se tornou famoso! Um pequeno inventário:

- a jovem mulher do Pinto da Costa. Tinha uma irmã gémea e ambas gozavam de imensa popularidade junto da rapaziada de noventa e tal. Andava um ano à frente da minha turma.

- os gémeos modelos, Pedro e Ricardo (?) Guedes. Passávamos a vida a fazer pouco daquele par de betos, de cabelinho esticado pelo ombro, penteado à menina, e calças de ganga com cinto, bem subidas. Reza a lenda que foram "descobertos" na paragem do 84, em Santo Ovídio, onde eu vivia. Urge dizer que hoje, nas entrevistas, até me parecem rapazes simpáticos. Andavam um ano atrás da minha turma.

- a mulher do jogador portista e, mais tarde, boavisteiro Jorge Couto. Vencedora do galardão Miss Teenager (revista de miúdas da altura), magríssima e adepta, também, das calças de ganga "em altura". O futuro marido chegava a ir buscá-la de carro desportivo lá ao liceu.

- o actual MC Ex-Peão, dos hip-hoppers Dealema! À época, era um metaleiro de calças pretas e justinhas, com semblante carregado, que por motivos que ainda hoje desconheço costumava passear-se frente ao liceu, com o irmão pequenito. Vivia no mesmo bairro daquela que viria a ser mulher do Pinto da Costa e é, estou em crer, mais novo que eu. Não o teria reconhecido na sua encarnação rapper não fosse a minha amiga Barbara alertar-me para o facto (que, a princípio, recusei ser possível). Um metaleiro virado hip-hopper? Ah, se fosse no meu tempo...

10 comentários:

Anónimo disse...

E a miss teenager era amiga das gémeas ;) Ainda tenho a entrevista onde ela se refere às moças :)

Não achas curioso que se tenham envolvido com o FCP????


Ai se aquela gente dá com o teu blog... :D

K@ disse...

Ouvi o programa. Gostei! Percebi - ao vir aqui depois do final do programa - que, afinal, não terá sido pssível dar a tal arrumadela ao "tasco". Eu gosto de fazer e adaptar templates. É uma coisa que pode levar tempo mas que me dá um gozo terrível. Logo, ofereço-me (se conseguir ir de encontro ao gosto da autora) para ajudar na arrumação da "casa". Se o blog é bom... não faz sentido ter um template banal, certo?

Diga coisas (deixo o meu "e-milio" já a seguir). Fico a aguardar.

Parabéns pelo programa e pelo blog!

K@ (insensocomum@gmail.com)

lia disse...

Obrigada K, pela oferta de ajuda :)

Se não conseguir dar a arrumadela necessária pela minha própria mão, solicito os teus serviços!

Se bem que até acho que um template banal serve bem o carácter do blog :D

Cibele, eu não disse nada de mal nem mentira nenhuma, logo não temo eventuais visitas famosas :

Anónimo disse...

Não é questão de temer ou não :) Não foi nesse sentido que eu disse aquilo.

Anónimo disse...

Relativamente ao FCP, seria mais uma questão de blergh!

]:)

Jardim da Celeste disse...

E ainda falta a mais famosa delas todas: a amiga LIa que por acaso era do teu ano;)
Muitos parabéns pelo programa.

Bad Girl disse...

E não é que andamos na mesma escola?
Esqueceste-te porém do Fernando Couto e do Rui Jorge (ambos ex-FCP). Agora se disseres que tinhas uma prof. de Sociologia completamente marada que repetia continuamente a palavra "ralmente" e se referia a ela como " a possôra" e um de Filosofia completamente tarado, ainda sou obrigada a achar que fomos da mesma turma ;)

lia disse...

Bad Girl, feliz ou infelizmente não conheci tais espécimes! Aliás, não tive Sociologia... e a Filosofia só apanhei senhoras (tb muito especiais) :p Fernando Couto e Rui Jorge? No meu tempo já jogavam... mas bem-vinda, cara gaiense! :)

Obrigada pela visita, Gigi! É um prazer receber-te no tasco.

Beijinhos!

Anónimo disse...

Olá!

Por um acaso ouvi a Comercial quando estavam a falar do teu blog "Sapatinhos de ir aos figos", gostei e decidi vir visitar mas fiquei com a ideia de que eras de Lisboa... Foi com agradável surpresa que vi que eras do Norte! Também eu sou... e também fui viver para Carnaxide e trabalhar na Abóboda. Agora estou em Tomar mas... o meu coração vai estar sempre no Porto.

Parabéns pelo blog! Está demais.

Beijinhos,
Claudia

lia disse...

Muito obrigada, Claudia, pela visita e pelas palavras : )

Sou de Gaia mas vivo em Lisboa há 10 anos. E conheço bem Carnaxide!

Beijinhos,

Lia

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed