terça-feira, 8 de junho de 2010

Verão Azul

«Vemo-nos no próximo Verão?», pergunta uma baleia à outra.

«As férias das baleias-jubarte, do sexo feminino, são passadas em conjunto: todos os Verões as amigas se encontram para se alimentarem e nadarem lado a lado. O ponto de encontro é no golfo de St. Lawrence, no litoral do Canadá, segundo estudos realizados por cientistas.

Um estudo (...) incidiu nas baleias neste golfo desde 1997. Juntamente com cientistas alemães e suecos, os canadianos gravaram movimentos de algumas espécies de baleias - azul, fin, minke e jubarte. E foram detectadas amizades entre os cetáceos: a maior amizade registada durou seis anos e ocorre sempre entre animais do sexo feminino da mesma idade. As baleias encontram-se no Verão, depois das alturas de migração e de reprodução. Os cientistas verificaram que as baleias se encontram e alimentam juntas. 'Fiquei muito surpreendido com o tempo que durou a amizade. Estava à espera que se associassem só um Verão, e não nos seguintes'. Christian Ramp acrescenta que 'elas adaptam o seu comportamento às outras'.

Até agora não se sabia que as baleias de barbatana reestabeleciam laços entre si e que estes laços têm efeitos positivos na sua alimentação. Segundo os cientistas, as amizades beneficiam as baleias do sexo feminino e são elas próprias que promovem o elo de ligação contínuo, quase como se fossem passar férias com as amigas».

Sem comentários:

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed