domingo, 18 de junho de 2006

Inanidades

Grande momento na revista Pública deste Domingo: Maria Filomena Mónica descobre que as crianças de 2006 não são as da sua infância.

Até concordo que a ausência de regras claras e de acompanhamento dos filhos está na origem de muita da desorientação infanto-juvenil de hoje, mas não pude deixar de me rir com expressões como «crime cultural», aplicadas a levar os filhos a concertos dos D'ZRT.

«A titilação sexual primária, contida na letra destes conjuntos musicais, é desapropriada a jovens de tenra idade. Ao aceitarem levar filhos pequenos a concertos pop, os pais estão a tornar-se cúmplices de um crime cultural.»

Sim, espero bem que os filhos que vier a ter me peçam para ir a recitais de piano (aos cinco anos) e saraus de música clássica (a partir dos sete, oito).

«Titilação sexual» é um termo lindo, e só por isso Maria Filomena Mónica ganha pontos. Mas a melhor parte está logo na primeira coluna de texto:

«A pedido da revista Atlântico, aceitei escrever sobre a novela Morangos Com Açúcar, exibida diariamente pela TVI entre as 18h00 e as 20h00. Foi então que me dei conta de que a mesma tinha originado uma banda musical idolatrada pelos miúdos. Um colega confidenciou-me que o filho, de dois anos, já entoava o 'Para Mim Tanto Faz'. Fui imediatamente à FNAC do Chiado comprar o disco: a inanidade da letra ultrapassou as piores expectativas.»

Ou seja, Maria Filomena Mónica despertou de um sono profundo quando contactada pela revista Atlântico (porque um ano de 2005 em que os D'ZRT dominaram os tops de vendas não lhe chegaram para perceber a existência da «banda idolatrada pelos miúdos»), e acha estranho que as cantigas memorizáveis por crianças de dois anos tenham «letras inanes». O que deveria o infante cantar de cor? As letras de Sérgio Godinho? Einstürzende Neubaten? Rui Reininho? Tom Waits? Andrew Bird? Fica a dúvida (e a risota, confesso).

2 comentários:

lia disse...

Ela diz que comprou, na FNAC do Chiado! :D

Danger Danger!

Anónimo disse...

Já se esqueceu da maluka que era nos tempos do "Bilhete de Identidade"

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed