terça-feira, 29 de março de 2005

Tudo me enjoa, tudo me irrita (II)

2. Portas e casacos

Qualquer pessoa que viva deste lado do sistema solar sabe que sair de casa com sacos, malas e/ou chaves na mão não é pêra doce. Os atropelos, as mãos trilhadas e o tempo perdido enquanto se tenta desesperadamente fechar a porta e chamar o elevador são constantes na vida ocidental. Ora, esta faceta do quotidiano é surpreendentemente fácil, na sua representação televisiva. As portas parecem abrir-se como que por magia ou empatia com o seu dono (nunca se vê ninguém à procura das chaves, por exemplo), e os ladrões são coisa reservada apenas às séries de detectives, pois, em todas as outras produções, as portas ficam muitas vezes no trinco, quando não encostadas. Poupar electricidade é outra coisa que não passa pela cabeça das personagens, para quem deixar a luz acesa quando se vai à rua é coisa do senso comum.

A situação agrava-se quando - e ainda outro dia vi isto - além de conseguirem fechar a porta e pensar ao mesmo tempo, os actores ainda cometem a proeza de enfiar o casaco com a ajuda de apenas um braço. Acho que a classificação «ficção» devia aparecer bem explícita nestes casos.

A única excepção a este tratamento fantasioso do quotidiano, vertente sair e entrar de casa, reside muito provavelmente no brilhante "Seinfeld". Basta lembrar a forma como Kramer desliza pela casa de Jerry adentro para percebermos que eles sim, compreendem os perigos das portas abertas e consequente promiscuidade com o território dos vizinhos.

2 comentários:

Anónimo disse...

uma coisa que sempre me intrigou: nos filmos dos states, as pessoas nunca fecham as portas dos carros. será que ninguém rouba, ou elas fecham-se automaticamente. confesso que de carros percebo muito pouco.

mas relativamente ao teu post, acho piada quando, além disso tudo, ainda conseguem tirar as chaves do carro do bolso e falar ao telemovel.

Mário

lia disse...

É bem verdade, Mário!

E mais ainda: o olhar para o lado, constantemente, enquanto se conduz. E sem perigo de acidente! ;)

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed