terça-feira, 5 de setembro de 2006

Depois do drama abaixo documentado, este blog prossegue com a sua programação «normal».

Uma estudante de Comunicação do ISCSP (a mesma faculdade que eu e muitos dos seis leitores deste blog frequentámos) fez um trabalho de fim de curso sobre... crítica musical!

Que bom, ver alguém ignorar os temas - muito populares no «meu tempo» - do efeito pernicioso dos desenhos animados nas crianças ou da fisionomia do escaravelho da batata (um destes é mentira, não vou dizer qual).

Pelas respostas dadas pelo Jorge Manuel Lopes e partilhadas no seu blog, deve ser um trabalho bem interessante de consultar, o da Ana Luzia. Deixo aqui a resposta que mais me encheu as medidas:

«15 – Há alguma coisa que considera que deve mesmo ser mudada ao nível da crítica musical no nosso país?
Quem faz crítica musical devia ouvir menos música só para registar mentalmente que ouviu música. Devia ouvir música melhor. Devia ser menos reverente em relação ao passado. Devia ler mais sobre música. Devia ler mais sobre/ envolver-se mais no que nos rodeia (socialmente, politicamente, culturalmente) que não é música mas que tem tudo a ver com música. Devia ter menos medo. Devia ter mais recursos lexicais. Devia ter mais imaginação. Devia ser mais jornalística e, ao mesmo tempo, menos funcional. Devia ser simultaneamente mais subjectiva e objectiva. Devia ouvir música nova mais e melhor. Devia pensar a música portuguesa mais e melhor.»

5 comentários:

Anónimo disse...

o ISCSP já não é o que era.. agora até parece uma faculdade a sério, carago!

lia disse...

Parece, exacto :D

Let's not go crazy here :p

Já recebeste o meu postalinho?...

Spaceboy disse...

Também fiquei com curiosidade em ler esse trabalho. A entrevista estava muito boa, acho que melhores conselhos que os que o JML "dá", é impossível.

Anónimo disse...

Recebi hoje! :)
Coisa mai linda... e acertaste com o meu fav spot ;)

lia disse...

Eu lembrava-me de teres dito que aquele era o teu berço espiritual :D

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed