Foi ao entrar numa camioneta da Vimeca, há coisa de dois anos, que pela primeira vez percebi que a música que tocava no rádio da viatura - e que, com algum exagero, podia ter saído de qualquer uma das quatro décadas anteriores à nossa - ia ser mais do que um hit sazonal.
Agora que a «Rehab» ultrapassou o estatuto de simples canção para se tornar outra coisa qualquer (conseguindo ainda assim não aparecer na lista das 500 canções da década para a pitchfork), e que a Amy Winehouse se tornou numa anedota, num saco de pancada e, em última instância, num ícone, voltei a pensar nela a bordo de uma camioneta da Vimeca.
Foi ontem à tarde, quando saía do trabalho, que aquela voz ferida de orgulho se fez ouvir, e que uma moça sentada atrás de mim reproduziu a letra toda da «Tears Dry On Their Own» - uma das minhas «amyces» favoritas - com segurança e entusiasmo, até ao «chá-lálá!» final.
Amy não morreu, mas a década está quase no seu suspiro final. A Pitchfork acha que os National não merecem mais que a «Mistaken For Strangers» e a «Abel» a marinar no top 300 ou 200, no polaroid final dos anos zero-zero. Ainda assim, olhar para uma listagem de 500 canções dos últimos 10 anos causa-me, mais do que concordância ou discordância, uma sensação antecipada de nostalgia. Já se passou mesmo este tempo todo? E será possível que tenha ouvido tantas das músicas contempladas na megalómana lista? Devia arranjar uma vida.
Há 13 anos
6 comentários:
The National mereciam a discografia completa na lista dos 500.
O tempo voa, parece que ainda ontem estava a curtir Nirvana no BBA/NBA. É a NOSSA vida ;)
É como já te disse um dia: parei no ano 2000.
Para mim, há 2 anos foi 1998 :)
a pitchfork vale cócó
Não te esqueças que estou a contar contigo para fazermos uma com-pila-são dos 10 ou 20 melhores álbuns da década de 00 no final deste ano :)
Até ta posso entregar já agora :D
a neko case tb ficou fora dessa lista, apenas os new pornographers aparecem (se bem q é a case a cantar!) enfim, mais uma lista...ainda por cima com a one more time no top 10...onde está a credibilidade! lol
Enviar um comentário