domingo, 27 de abril de 2008

Paparoca vistosa

Para dar um pouco de colorido ao blogue, eis uma selecção de pratos confeccionados recentemente pela vossa amiga, e com poucas probabilidades de agradar à doutora da Menina Alice (que, apesar de nunca me ter posto a vista em cima, passou já a fazer parte dos meus pesadelos...).

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O triunfo dos pássaros

Há um pavão, que eu em tempos fotografei, que gosta de trocar o Jardim Botânico da Ajuda onde habita por alguns poisos vizinhos. Outro dia avistei-o em cima do muro do jardim, dias mais tarde empoleirado no telhado (!) de uma casa vizinha.

Em Paço de Arcos, há uma senhora de idade que se passeia regularmente a pé, acompanhada do marido. Ele leva uma bengala, ela tem um papagaio pousado na mão. Nunca consigo perceber se o bicho está preso por uma corrente ao pulso dela ou se se habituou a não fugir, mas não deixa de ser das parcerias mais exóticas que me têm sido dadas a observar.

Fado nocturno

Estava eu outro dia muito refastelada a tentar encontrar virtudes no Instinto Fatal 2 - aquele corte de cabelo não nasceu para a cara da Sharon Stone - quando um inesperado fenómeno musical irrompe na minha rua.

A Amália Rodrigues, e julgo que não estou a inventar, começa a ouvir-se alto e bom som, cantando «Tudo Isto é Fado». Era meia noite e meia. Vou à janela tentar perceber se alguém pôs o auto-rádio em altos berros ou se apenas abriu a janela de casa, partilhando com o resto da rua a sua tardia escolha musical. Não vislumbro sinais de uma ou outra coisa.

Entretanto, a música acaba, chega o camião do lixo, por si só capaz de abafar qualquer nova ousadia fadística, e quando parte deixa atrás de si a rua no costumeiro silêncio.

25 de Abril na RTP

No telejornal da RTP, o 34º aniversário do 25 de Abril dá origem às mesmas reportagens - deprimentes - de sempre.

Das duas uma, e isto acontece desde que me conheço e que conheço os serviços noticiosos do canal público: ou está mau tempo, as pessoas não fazem nenhum e entram umas imagens de arquivo, ou faz sol, o povo enche as praias e lá vão os repórteres, todos empertigados, aborrecer os veraneantes de Abril.

E o que foi o 25 de Abril? Bom ou mau? Tem a certeza, não quer usar a ajuda de casa? Sempre a mesma conversa, com a pequena agravante de, ano após ano, os inquiridos parecerem cada vez mais ignorantes e/ou esquecidos da razão que lhes permite não trabalhar naquele dia.

Também me apoquenta a pitadinha de moralismo, sempre implícita nas perguntas dos repórteres. Então é 25 de Abril e está na praia? Tem algum jeito, não devia estar a desfilar de bandeira na mão e cravo na lapela?... Coitados dos cidadãos, já lhes basta a burrice e a celulite à vista de todo o país.

Era bonito que algum dos senhores ou senhoras respondesse de volta: então e vocês que são o canal público, hein, a seguir a mostrar esta reportagem vão passar um «tutorial» sobre o 25 de Abril protagonizado pelo Guilherme Leite? Acha bem, acha?...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sétimo dia

Ao meu Avô,

as flores, os frutos - e todos os seus nomes.








A arte do título

Muito me ri com este texto que o Jorge Mourinha publicou no jornal Público, na passada Segunda-feira.

O título (de documentário!) "Total Selvagem: Cabras Desmaiadas?", então, vai ser daquelas «muletas mentais» a que irei recorrer sempre que quiser evitar chorar no cinema, por exemplo.

Fim de intervalo

Não tenho tido muito tempo nem cabeça para alimentar o Sofá Verde, apesar de frequentes vezes posts inteiros surgirem na minha cabeça, com imagem e tudo. É o que eu digo - tudo será mais fácil (e menos sossegado) quando inventarem um cabo USB para ligar os nossos humildes cérebros aos infalíveis PCs.

Retomo, timidamente, actividade com uma sugestão musical. É um rapaz americano pouco mais velho que eu, acaba de lançar o terceiro álbum ("Dropping The Writ") e chama-se Cass McCombs. À primeira escutadela parece «apenas» um novo Elliott Smith, mas à medida que lhes damos trela, músicas como «Lionkiller», «Pregnant Pause» ou «Full Moon Or Infinity» deitam as garras de fora. É um belo disco, do qual infelizmente não encontro amostras (áudio ou vídeo) de interesse para vos mostrar. Em breve, passem por aqui outra vez, que vos dispenso um linquezinho amigo.

E AÍ ESTÁ ELE: é só clicar no linque para aconchegarem no vosso PC o mp3 da música «Windfall». Beleza para dar e vender.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Grande plano

Uma foto de Dona Shiva I serve sempre às mil maravilhas como desbloqueador de conversa.

Ei-la aqui, fotografada para a capa da Vanity Fair.





A emissão neste blogue será retomada o quanto antes.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed