quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Mistérios: as frutas cristalizadas

Serão as frutas cristalizadas uma espécie de jet set da fruta?

Ocorreu-me isto porque... ao contar aos amigos como fiz o bolo abaixo, toda-gente fez o mesmo comentário. «Ah, as frutas cristalizadas eu não punha!» ou «Só com frutos secos deve ficar melhor!».

A verdade é que não conheço ninguém que goste de frutas cristalizadas. Todos as colocam na borda do prato onde repousa o bolo-rei, se em casa, ou pedem ao empregado do café uma fatia «sem fruta!» (o meu estudo indica que as mais desprezadas e mesmo evitadas são as temíveis lascas verdes - de laranja, ao que garante a embalagem).

No entanto, todo o santo ano elas aparecem, no bolo-rei ou mesmo a solo, sendo inclusivamente vendidas a preços obscenos nos supermercados.

Será pela tradição? Por serem vistosas e darem aquele coloridozinho "glitter" a certas confecções da época?

Pela permanência inexplicável na nossa sociedade e futilidade aparente (está para chegar a primeira pessoa que prove gostar daquelas nhanhas)... sim, acho que as frutas cristalizadas são o jet set do seu género alimentício. Mal (des)necesssário, portanto.

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

O bolo da polémica

Para situar os leitores e ilustrar o post anterior, o bolo que a emigrante perdeu foi este:



Feliz Dia de Reis!

(d'aprés receita do folheto de produtos Minipreço)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Auf wiedersehen! - para a Susana

Há alguns meses que nos tinhas contado que ias embora, fazer-te à vida - ou fazer pela vida... chame-se-lhe o que se lhe chamar, algo que cada vez mais de nós "escolhemos" fazer lá fora.

Há muitos meses que não ocupavas realmente o quarto, que ficavas na tua casa verdadeira, e que eu só tinha uma room mate no papel. Mas ainda assim, apesar dos avisos e da previsibilidade da coisa, foi estranho ver a tua metade do quarto vazia, quando finalmente levaste a tralha para o ponto de partida.

Confesso que gostei de ver tanta gaveta e armário vazios, à espera das minhas meias (até o Jon do Garfield teria inveja desta colecção!) e das minhas camisolas (sim, não resisti e tenho umas novas...). Ao mesmo tempo, é esquisito ver acabar parte da minha-tua-nossa vida.

Passaram oito anos desde que eu, incautamente, arrendei aquele quarto altaneiro na Ajuda. Lembro-me bem de quando chegaste lá a casa, depois do Natal, e eu te vi pela primeira vez. Achei que devias ser uma espalha-brasas, tu achaste que eu era uma mosca morta (e tinha cara de Fátima). O tempo corrigiu, ou não, cada uma destas primeiras impressões.

Em oito-anos-oito (meu Deus, como o tempo passa), acabámos por construir o nosso pequenito mundo, assente em pancas partilhadas (ou odiadas - sabes que nunca pude com o "Velvet Goldmine"), palavras inventadas, ficções e realidades vividas a meias que... não davam para um livro, ninguém quer saber de histórias assim, simples, mas chegam para olharmos para trás com saudade e, ao mesmo tempo, um calorzinho bom.

"Porque o calor, que é puro que é bom
Só acontece quando nada é claro"

É estranho ver-te partir para uma nova vida. Desejo-te as coisas do costume - sorte, muita sorte à cabeça - e perdoo-te não teres tido tempo para a nossa despedida :) Perdeste um bom bolo de noz e leite condensado... mas calculo que te fosse custoso voltar ao Giestal e ver o que (já) enfiei debaixo da tua cama.

Apesar de teres torcido o nariz à única vez que pus o disco a tocar (e eu que aguentasse o folclore alemão...), deixo-te com as deixas de uma música da qual gosto muito, do Quinteto Tati.

"Espero que estejas bem
Penso imenso em ti
Manda notícias sim
Diz se sempre vais emigrar
Ou se aguentas um pouco mais
Por aqui"

Viel Glück, Parola!...

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed