domingo, 5 de junho de 2005

Quizzando entre amigos

A minha comadre ali do estábulo ao lado propôs o desafio. Responder a cinco perguntinhas apenas, sobre os nossos hábitos audiófilos (sim, provavelmente não existe, mas hey... hoje é Domingo!).

Vamos lá tentar, pois.

1 - Tamanho total dos arquivos do meu computador?
Primeira resposta fora do baralho: como não tenho, ainda, Internet em casa, também não atafulho o computador com ficheiros de som! Mas esse dia, ouvi dizer, já esteve mais longe...

2 - Último disco que comprei?
Passemos então às respostas vergonhosas. Nos dias que correm, ouço tudo bem ouvidinho (e sacadinho) antes de comprar. Ordenados mirabolantes e despesas crescentes oblige... Assim sendo, só compro aquilo que me cai verdadeiramente no goto. Acontece que muitas vezes não encontro o que quero nas nossas lojas. O último sortudo foi o "Nashville", do Josh Rouse. E também este ano encontrei os discos que me faltavam do Nick Drake por uma pechincha!

3 - Canção que estou a escutar agora?
'You've Got A Killer Scene There, Man...', dos javardíssimos Queens of the Stone Age!

4 - Cinco canções que ouço frequentemente ou que têm algum significado para mim?
Eh eh, posso substituir por cinco canções que tenho ouvido com frequência nos últimos tempos, de álbuns igualmente imprescindíveis?

- 'A Nervous Tic Motion From The Head To The Left', Andrew Bird ("Andrew Bird and the Mysterious Production of Eggs")
Sei que ainda te estou a dever uma cópia, Mary, mas quando me despachar, vai valer a pena! O assobio mais imprescindível da pop desde o genérico do "Verão Azul"...

- 'Mary', Lou Barlow ("Home")
Tinha de encaixar o Lou Barlow algures. Podia escolher qualquer outra música deste álbum ('Round and Round', o tema-título...), mas decidi-me por esta como dedicatória a quem me lançou o repto do inquérito! Aconselho fortemente que se escandalizem com a letra, uma leitura muito... alternativa das origens do cristianismo. «Imaculate conception, yeah right...»

- 'Myopic Books', American Music Club ("Love Songs For Patriots")
O concerto no Alpinista obrigou-me a pegar outra vez no disco de regresso dos American Music Club e a perceber que é um dos álbuns de 2004. Esta música, cuja letra me parte aos bocadinhos, foi ainda mais brilhante ao vivo, com o grande e bom Eitzel a cantar sem amplificação na guitarra, junto do público. Adoro aquele homem e a sua voz, com quem qualquer pessoa (male or female) se casaria de bom grado.

- 'Doença do Bem', Clã ("Lustro")
Lembrei-me outro dia da existência desta música e ouvi-a vezes sem conta, até enjoar. Já regressei aos seus braços. Sempre gostei dos Clã e em especial da Manuela Azevedo, apesar de me irritar que o público dos seus concertos, muitas vezes, só reaja às mais que batidas 'Corda Bambas' e afins. O último disco, "Rosa Carne", é muito bom, e isso percebe-se lindamente se regressarmos a "Lustro", bastante mais desequilibrado. No entanto, há neste disco algumas boas músicas e uma música do carago, mesmo. Chama-se 'Doença do Bem' e tem letra de Manuel Cruz (que colabora com os Clã, também, em 'Amigos de Quem'). Mas é a 'Doença do Bem' que me enche verdadeiramente as medidas. Talvez a melhor música dos Ornatos nunca gravada por eles? Não sei, mas se ele escrevesse sempre assim e ela cantasse sempre como aqui, o mundo era bem melhor, olá se era...

- 'Construção', Chico Buarque ("Construção")
O maior fã nacional de Chico Buarque a seguir ao JP Simões diz-me que é uma vergonha que só em 2005 conheça este clássico de 1971. Não digo que não, mas enfim, mais vale tarde que nunca. Esta é uma das músicas mais avassaladoras que já ouvi e o poema não se descreve com palavras conhecidas dos mortais. Já me levou, esta descoberta acidental, a procurar bastante informação sobre o brasileiro. E acho que hoje vou passar pela FNAC... eis a resposta à pergunta que não existe neste quizz, «qual o próximo disco que vais comprar?».

5 - Lanço o repto a outros bloggers:
A Ampola Faz Pop ; Paulo Rico ; Laranja Amarga ; L'Ivresse de la Paresse ; Amigo Pop

Tempos idos

FEEDJIT Live Traffic Feed